Rojava: Chamado por Ações Solidárias em Junho

Turquia ataca – Grande Ofensiva no Curdistão Sul

Enquanto a guerra e os ataques a Rojava e ao Norte da Síria pela Turquia e pelos seus aliados jihadistas, com o apoio das forças imperialistas do mundo, continuam diariamente e enquanto a ameaça de um outro ataque significativo cresce, a guerra no Norte e no Sul do Curdistão/Iraque continua a avançar

Na madrugada de 15 de Junho 2020, o Estado fascista turco anunciou a operação “Claw- Eagle” (“Garra-Águia”), e levou a cabo bombardeamentos massivos em Qendîl – o coração e o cérebro do movimento pela libertação curda nas montanhas do Curdistão -, no campo de refugiados autogerido Mexmûr e em Şengal, que é predominantemente povoado por pessoas Yazidi.

As pessoas de Kobane estão nas ruas protestando contra o novo ataque do estado turco ao campo de refugiados e à comunidade de Makhmour e Yazidis nas montanhas de Sinjar.

Agora é a hora da resistência mundial! O movimento de resistência mundial tem de reconhecer a seriedade da situação atual. Hoje, chegou a hora do golpe final ao fascismo turco e aos seus aliados imperialistas, que são parte crucial desta guerra e dos ataques contra as forças revolucionárias e democráticas do mundo. Os movimentos de resistência pelo mundo inteiro também têm de desempenhar o seu papel nesta luta. Não é hora de esperar e ver. Se esperarmos pelo próximo ataque contra Rojava para tomarmos ação, será tarde demais. A guerra é agora, a guerra já começou, a guerra nunca parou. À superfície, vê-se um teatro sobre o armistício, mas a guerra continua sem interrupções no Norte da Síria tal como noutras partes do Curdistão, tal como estamos a tes- temunhar com a grande ofensiva no Sul do Curdistão que decorre agora! Não é hora de nos sentarmos em casa e esperarmos pela próxima grande invasão; já está na hora de nos levantarmos contra esta guerra de ocupação com todos os meios necessários.

Estamos a apelar a TODAS/OS à volta do mundo para irem às ruas HOJE!

Este apelo não é simplesmente à solidariedade. Este é um apelo para ações em todo o lado e a todos os níveis! É importante ver a defesa pela revolução como mais do que uma luta distante. Na resistência comum, vemos a defesa da nossa esperança e temos reconhecido a revolução como a nossa revolução. Vamos mostrar de forma criativa e diversa, mas com raiva e determinação, a nossa solidariedade internacional para com o Movimento pela Libertação Curda e o nosso apoio à radicalmente democrática e socioecológica Revolução das Mulheres no Curdistão!

A revolução do Médio Oriente vai ganhar – o fascismo vai ser destruído.

Todas/os juntas/os contra o fascismo!

Viva a Responsabilidade Internacional!

Viva a Luta pela Liberdade!

A Resistência é Vida!

riseup4rojava.org | facebook.com/riseup4rojava | @RISEUP4R0JAVA | riseup4rojava@riseup.net


Para Saber Mais:

A Ameaça à Rojava – zine para impressão