Comunicação: Infraestrutura para ações

Infraestrutura solidária para ações solidárias

Na atual situação de crise pandêmica global, recebemos solicitações de diversos lugares e contextos sobre como é possível se apoiar digitalmente e continuar seu trabalho político. Nos perguntam, por exemplo, como uma reunião, assembleia ou plenária pode ser implementada digitalmente se as pessoas não quiserem / não puderem se reunir em uma sala.
Como um coletivo de tecnologia de esquerda, queremos te ajudar a usar as ferramentas certas, mantendo mínimo padrões de privacidade e segurança. Abaixo estão algumas recomendações específicas para ferramentas que consideramos úteis para processos de trabalhos colaborativos digitais.

Comunicação em tempo real
Chamadas em grupo e videoconferências
As principais ferramentas para reuniões virtuais. Sua comunicação será criptografada e ninguém poderá ouvir, exceto os participantes.
Dicas básicas:
  • Todos os membros devem usar fone de ouvido (para evitar problemas de eco e feedback).
  • Silencie o microfone se você não estiver falando. Há uma opção de “mudo” na ferramenta de conferência.
  • Antes da conferência, 2-3 pessoas devem experimentar a plataforma e se familiarizar.
Plataformas recomendadas:
  • O Jitsi é uma plataforma gratuita para videoconferência e que pode ser usada diretamente no seu navegador. Funciona bem com até 10 a 15 participantes. Recomendamos duas instâncias de coletivos de tecnologia de esquerda.
      ⌲ Jitsi do Autistici / Inventati: https://vc.autistici.org/
      ⌲ Jitsi do Mayfirst: https://meet.mayfirst.org/ 
  • O Mumble permite chamadas em grupo maiores (sem vídeo), mesmo com mais de 100 participantes. Muito recentemente, foi criado um cliente de web para você. Uma melhor qualidade sonora pode ser alcançada com os clientes nativos para todos os principais sistemas operacionais. Toda a informação sobre o serviço Mumble aqui.
  • O Nextcloud Talk permite bate-papo por vídeo e compartilhamento de tela para no máximo 4 participantes. Você precisa de uma conta, mas também pode convidar outras pessoas com um link compartilhado. Toda a informação sobre o nosso serviço Cloud.
       ⌲ Nosso modelo: https://cloud.systemli.org
Mensagens instantâneas e grupos de bate-papo
Messengers para comunicação e coordenação rápidas são sempre importantes de qualquer maneira, mas atualmente são indispensáveis.
  • Signal é o melhor messenger de smartphone para comunicação 1:1 e grupos menores, não-públicos (até 50 participantes). Sempre que possível, use o Signal!
  • Riot.im usa o protocolo federado Matrix e permite grupos (chamados de salas) sem limite de participantes onde a criptografia tem que ser ativada nas preferências. Essas salas podem ser abertas (qualquer pessoa pode entrar) ou fechadas (somente com convite). Sua identidade não precisa estar vinculada ao seu número de telefone ou e-mail, o que é uma grande vantagem em questões de privacidade. Permite troca de arquivos, chamadas de voz e vídeo.
  • Telegam, normalmente, não recomendamos Telegram mas, para grupos grandes e públicos, infelizmente não há outra alternativa recomendável no momento. Muitas iniciativas solidárias de vizinhança estão sendo organizadas atualmente por meio de grupos de Telegram (por exemplo, Kiezkommune ou Corono-Soli-FFM). Nossa recomendação pragmática: use-o somente para esses grupos abertos, esteja ciente de que a comunicação não está protegida e, se possível, use o Telegram client da F-Droid. Pelo menos nele não há rastreadores embutidos para analisar seu comportamento comunicativo.
  • Jabber nosso panela velha que faz comida boa. O Jabber permite discussões 1 por 1 e também em grupos maiores. Você pode se comunicar em diferentes instâncias (isto é, simultaneamente no celular ou no computador com a mesma conta). Há um servidor com registro público e serviço web. Existem programas para todos os sistemas operacionais. Veja toda a informação sobre o serviço Jabber aqui.
    ⌲ Nosso servidor Jabber: https://jabber.systemli.org
Comunicação externa
  • Tickers são adequados para divulgar notícias. Com o nosso ticker, você pode mostrar seu entorno (o bairro, por exemplo) para mantê-lo informado sobre os desenvolvimentos atuais. Uma instância de ticker deve ser solicitada por e-mail. Temos o prazer de disponibilizá-lo em diferentes domínios. Todas as informações sobre o nosso serviço de ticker.
  • Mastodon é uma alternativa gratuita ao Twitter. Podemos recomendar as seguintes instâncias:
     ⌲ A instância dos camaradas holandeses do Wehost: https://social.weho.st/
     ⌲ Do ambiente do Chaos Computer Club (apenas por convite): https://chaos.social/
      
Discussões e armazenamento de conhecimento
  •  Etherpad é muito adequado para coletar conhecimentos ad-hoc e compartilhá-los para criar textos. Não requer registro, portanto não está protegido contra vandalismos. No entanto, os links podem ser criados sem permissão de escrita. Durante grandes assembléias, uma combinação de Etherpad e Mumble era suficiente. Tudo sobre o nosso serviço de pad.
      ⌲ Nossa instância: https://pad.systemli.org/
      ⌲ Riseup.net: https://pad.riseup.net/
  • Wikis são perfeitos para coleta e gerenciamento de conhecimento. Se você deseja criar uma base de conhecimento (interna ou pública), podemos fornecer a você um Wiki com o software Dokuwiki e disponibilizá-lo.
Esperamos ajudar você com as recomendações e com a infraestrutura para seu trabalho político. Também nas discussões, planejamentos de ações, coordenação da assistência da vizinhança e todos os outros modos de solidariedade.
PS: Como nossos amigos, administramos muitos outros serviços, que disponibilizamos com prazer para todas as iniciativas emancipatórias e solidárias.

Nota: Esse artigo será atualizado sempre que necessário. Última atualização: 18 de março de 2020.


Mais informações: